segunda-feira, dezembro 19

O segredo culinário dos coscorões


Chegado o Natal, chegou também a altura de desvendar um dos segredos mais bem guardados da história dos doces desta bela quadra. Afinal, de onde vem o sabor da massa dos coscorões? Reza a história, que este é um doce trazido pela primeira chinesa que abriu uma loja em Portugal, curiosamente, no Samouco e de seu nome Oriente da China.
Ora a senhora Ping, cujo o último nome era Pong, estava na cozinha a preparar um novo doce até que foi interpelada pelo seu ajudante, Chu Lé.
- Sinola Ping como mexe massa?
- Ah, Chu!
- Santinho sinola!
- Não… ah Chu quando tu aplende! Tu tem de mexe-le com a corere!
- Sinola Ping posso mexele com corere de pilástico?
- Ah… Chu não mexele com corere de pilástico… istraga massa!
- Sinola Ping posso mexele então com corere de pau?
- Ah… Chu seu bulo!
- Não sou bulo sinola, meu signo é macaco… mas minha mãe dize-le que paleço um paraço do cilco Chen, di meu plimo. Conhece Chen… meu plimo?
- Cala a boca! Não mexele com corere de pau… istraga massa, não é higiénico!
- Ah, corere de pirástico istraga massa, corere de pau istraga massa… semple a mesma coisa…sinola mexo com o quê?
- Pola… mexe cos’corões!

E… pronto… Chu Lé assim o fez e assim se mantém o segredo de um dos mais saborosos doces de Natal! Achei que era importante contar isto… e que este seja um Natal cheio de coscorões… para quem quiser… ou gostar.

2 comentários:

NG disse...

Se pensasses nos teus leitores tinhas dado a receita. Alguma reclamação contactem o site da Câmara Municipal de Almeirim:

Coscorões
«Deitar a farinha com o fermento num alguidar, fazer um buraco ao meio, tipo vulcão, e colocar os ovos, as gemas, a raspa e o sumo de laranja, o vinho branco, sal e amassar bem juntando a pouco e pouco a margarina derretida.
Depois de bem amassada, bater a massa na pedra mármore até ganhar liga.
Deixa-se descansar 20 minutos tapada com um pano de cozinha.
Retirar as porções de massa que se estendem com a ajuda de um rolo até ficar fininha, e com um corta massas para coscorões, cortar rectângulos que por sua vez se golpeiam ao meio.
Depois de estendidas, fritar em óleo bem quente dum lado e do outro e por fim polvilhar com açucar e canela.

Ingredientes:
1kg farinha de trigo; 3 ovos; 3 gemas; 300gr margarina derretida; 3 dl. vinho branco; raspa e sumo de 1 laranja; 2c. chá fermento em pó; sal q.b.»

Leididi disse...

Lolllllllllllll
Que nojoooo!
PS- este Guedes não existe