quarta-feira, dezembro 21

Dicionário de expressões de Gabriel Alves

Ora bem, no outro dia perdi algum tempo a ouvir os comentários de Gabriel Alves num jogo da selecção. O objectivo era claro: fazer uma recolha selectiva de expressões sublimes para organizar uma espécie de dicionário. Devo dizer que não foram precisos mais de dois minutos e 45 segundos para congregar um conjunto de expressões que já dão muito que pensar.
Comecemos então pelo box-to-box. Ora sendo box a palavra inglesa para caixa, leva a crer que um jogador box-to-box será alguém capaz de empilhar vários caixotes e, nessa acção, Liedson assume-se como um típico jogador box-to-box, já que antes de tornar-se fuebolista era arrumador de prateleiras no Brasil. E foi nas horas em que arrumava as prateleiras, já com o hiper mercado fechado, que Liedson treinava as suas famosas quedas. Era na secção de charcutaria onde o avançado pegava numa perna de presunto colocava-a no chão e corria desenfreado simulando ter sido derrubado. Esta é uma expressão que não se deve confundir com “botox-to-botox”, esse é um campo que apenas Lili Caneças domina.

Culto Tacticamente- Aqui está uma palavra que muitos jogadores desconhecem… culto. Ora um jogador culto tacticamente assume-se como um atleta que utiliza tácticas para parecer culto. Um jogador que usa determinadas frases chave para evitar dizer uma asneira maior. Do género: “sr. avançado este foi um jogo épico frente a uma defesa quase exímia…”, e ele responde, “fiz o que o mister pediu e o importante é nunca perder a força”, claro que depois corre o risco de aplicar as mesmas expressões de modo desenfreado: “ Sr. avançado, como reage às acusações de violação da jovem de 15 anos?”… “fiz o que o mister pediu e o importante é nunca perder a força”.

Futebol Vertical- Esta não deixa dúvidas, pratica futebol vertical quem conseguir ir de uma baliza à outra só dando toques com a cabeça. Há quem o consiga, mas está no circo Chen e dá pelo nome de Bety, a foca amestrada. Pode vê-la agora no Natal, numa tenda perto de si.

Ataque com três homens bem largos na frente- A equipa que utiliza três homens bem largos na frente, só pode ser constituída por três sósias masculinos da Valentina Torres. Uma linha avançada de peso, que causa muitos problemas ao adversário sobretudo ao fazerem oscilar as placas tectónicas por cada passo que dão provocando assim pequenos sismos.

Deco… a abrir o livro- Ora, quando um jogador abre o livro significa que acaba de apresentar a sua autobiografia, já que esse é, provavelmente, o único livro que alguma vez vai abrir. Esse… e o livro de cheques. Resta saber qual foi o livro que Deco abriu, mas presume-se que terá sido a segunda hipótese, já tem menos letras para ler.


Figo… fome de golo- Se há coisa que os jogadores têm é fome de golo... uns mais do que outros. No caso de Figo, é uma fome saciada de tempos a tempos, como quem faz uma dieta mediterrânica, no caso de Figo, mais transalpina. No caso de outros, como Pinilla, não é fome, mas sim desespero. Aliás, o chileno é já visto como aqueles miúdos da Etiópia que, ainda assim, com apenas uma bolacha Maria no estômago eram capazes de marcar mais tentos que o avançado que agora saiu do Sporting para ir matar a fome noutras paragens.

Ricardo… quando foi preciso respondeu que sim- Aqui está um grande mistério. Quando foi preciso, Ricardo respondeu que sim. Respondeu “sim deixo entrar porque sei que vou sempre à selecção?”, ou, “sim, deixo entrar porque, de repente, fiquei com os pés pregados no chão?".

Jogadores a fazerem endosso- Talvez uma das expressões mais estranhas saídas da boca do grande Gabi. Segundo o dicionário, o endosso é uma declaração escrita no verso da letra ou num título de crédito, com a qual se endossa a letra ou o título.Ora isto quer dizer, para quem percebeu a explicação, que os jogadores que fazem endosso certamente entregam uma declaração para se certificarem que marcaram um golo ou que sofreram uma falta, para que assim não restem dúvidas, nem para os comentadores:

“Pelas imagens da televisão parece-me que foi autogolo. Um momento... bem acaba de chegar à nossa redacção um documento assinado pelo avançado que certifica que foi ele mesmo que marcou… está assim esclarecido… não foi autogolo”

4 comentários:

Anónimo disse...

o grande gabriel alves, sim senhor esta muito boa esta tua pesquisa
joão santos BEJA

Anónimo disse...

Faltou a mítica expressão "carregador de piano". Tá mal!!!

Anónimo disse...

Brilhante!!!! Só faltou explicar a obsessão do Gabriel Alves pelas alturas e pesos dos jogadores...

Anónimo disse...

eu acrescentaria mais, se quiseres analisar:

"Deco é um jogador que começa a carburar em pleno aos 20 minutos."

"é o delirio atrás das bancadas"

"Portugal faz triangulações, o futebol é uma arte plástica."

"é um estádio bonito, moderno e arejado" . . . e fico-me por aqui.

frases bem analisadas.
[ ] ... agora vou ver se o liedson continua a comer chouriços.