sexta-feira, outubro 28

O médico pessimista e, sobretudo, com um parafuso a menos


Num consultório como tantos outros apinhado de gente e de velhas que não têm nada…

Alberto- Sô Doutor posso entrar?
Médico- Claro amigo Alberto, entre…
Alberto- Então como está o doutor?
Médico- Já tive melhores dias Alberto, já tive melhores dias. Tenho aqui o resultado dos exames que lhe pedi para fazer.
Alberto- Então tudo normal?
Médico- Alberto, como é que lhe hei-de dizer isto…Diga-me uma coisa…Tem um casamento feliz?
Alberto- Sim, gosto muito da minha mulher e dos meus filhos…
Médico- Hum… complicado. Então e os seus filhos? Ligam muito ao pai?
Alberto- Como assim?
Médico- Se gostam muito de si? Sei lá, se por exemplo o pai morresse de uma doença grave eles iam sentir muito a sua falta?
Alberto- Mas o que é que tenho assim de tão grave?
Médico- Alberto… como é que hei-de dizer isto, Alberto…Alberto…. Ah! Então mas se a sua mulher tiver um caso e se se casar com o amante, o André e o João não devem notar a ausência do pai né?
Alberto- Mas como é que sabe o nome dos meus filhos?
Médico- Olhe mais importante que isso… é o seu problema.
Alberto- Por amor de Deus, diga-me o que é que tenho!
Médico- Tem razão… mais vale ser directo. Olhe Alberto, não é fácil, mas segundo os exames que aqui tenho o Alberto está………. constipado.
Alberto-Hã?! Constipado? E você faz esse barulho todo só por eu estar constipado?
Médico- Oiça lá, mas quem é o médico aqui? Você sabe o que um espirro faz a uma pessoa? Já viu a velocidade a que sai? E a ranhoca? Já vi muita boa gente morrer sufocada durante a noite porque não se consegue assoar! Mas está tudo controlado, não desespere, que já dei encaminhamento ao seu caso e vamos tratá-lo já.
Alberto- Vá passe-me lá o antibiótico…
Médico- Anti..biótico! Ò homem você já não vai lá com isso! Já lhe marquei a consulta de anestesia e a operação é amanhã.
Alberto-Operado!? Mas a quê?
Médico- Pois, quem sofre do seu quadro clínico, e num caso terminal como o seu, geralmente tiramos o coração, o fígado e os rins. E digo-lhe já que a taxa de sobrevivência é muita baixa… Por isso, se eu fosse a si, ia despedir-me dos meus filhos e da mulher.
Alberto- Mas eu tenho nada!!! Sinto nada!!! E não quero ser operado!!! Você é louco!
Médico- Está numa fase de negação Alberto! É normal, tem medo, mas isto é a sua única solução! Por isso, eu já me despedi da sua mulher e dos seus filhos por si. Deixe-me dizer-lhe que tem uma mulher muito simpática e até já me convidou para ir lá jantar para a semana. Quanto a si? Vêm aí dois senhores que vão levá-lo e não vale a pena resistir porque tem mesmo de ser operado antes que a constipação entre na fase da tosse, porque aí já não há mesmo nada a fazer. A pessoa começa a tossir, a tossir, cofff, cofff, cofff, os olhos ficam vermelhos e olhe… dói só de ver!
Alberto- Mas…
Médico- Mas nada! Vá descansado que nós vamos fazer o melhor que sabemos. Não sei porquê, mas eu olho para si e sinto que vai ser a minha primeira operação de sucesso. Hã? Já viu Alberto? Pensamento positivo! Já viu a sorte que tem em ter um médico como eu? Que olha por si e faz tudo para o ajudar? Pensamento positivo Alberto!

Sem comentários: