terça-feira, outubro 11

Um porco feliz…

Há uma questão que me têm inquietado profundamente nos últimos dias e, desde que penso nisso, nem sou capaz de retomar a minha vida normal de desempregado…Então aqui vai.

Porque é que as carrinhas de distribuição de carnes, para talhos e afins, têm sempre a cara de um porco muito feliz, de uma vaca jovial ou de uma galinha de sorriso rasgado?
É impressão minha ou os animais que vão lá dentro já vão feitos em carne picada ou em belos nacos, pelo que não têm razões nenhumas para sorrirem? Ora, isto só pode ser uma questão de puro sadismo dos talhantes, um modo de alegrarem o seu dia já que enquanto transformam uma vaca num belo bife da vazia vão soltando umas gargalhadas porque já sabem que minutos depois o dito bife vai para a carrinha com o sorriso do animal estampado. E isso, toda a gente sabe, é das coisas que mais diverte um cortador de carne.
Ora, mas cá para mim a verdadeira razão para que estejam lá estampados os animais sorridentes é bem mais obscura e elaborada. A mim ninguém me engana e aquilo é tudo para enganar os animais antes de irem para o matadouro. Ah, e tal, não te preocupes que nós não fazemos mal a ninguém.
Isto é, os porcos não são burros e os burros não são mulas, embora haja umas mulas, bem boas, mas que, no entanto são umas vacas…Bom, mas o que queria dizer mesmo é que os porcos, galinhas e afins sabem umas coisas e se vissem na rua uma carrinha com o desenho de uma cabeça de porco ensanguentada com um cutelo na jugular isso deixava-os apreensivos. Agora assim não…Vamos a um suponhamos de diálogo entre dois porcos…
- Olha lá? O que é feito do Alberto?
- Acho que o vieram buscar e levaram-no para aquele sitio… como é que se chama…o matadouro!
- O matadouro? O que é isso?
- Não sei, mas deve ser um sítio agradável. De vez em quando passa aqui uma carrinha que diz Matadouro Alegria no Talho, que até tem assim um desenho de um porco a sorrir, portanto deve ser um local fixe, estou ansioso pela minha vez!
- Mas olha lá, ouvi dizer que é aí que nos transformam em salsichas!
- Mas tu estás estúpido ou quê? Andas mas é chafurdar demasiado na pocilga que os gases já te subiram à cabeça.
- Então para que é que o levaram?
- Sei lá, mas acho que as pessoas têm os porcos como animais de estimação.
- Então e as salsichas são feitas de quê?
- Santa ignorância! Toda a gente sabe que são feitas de cão e gato!
- Olha, olha vem aí uma carrinha! O que é que lá diz?
- Espera… Aviário do Alberto e olha traz uma galinha toda contente na imagem!!
- Ah…ah…ah…realmente que estupidez, como é que uma galinha pode andar tão contente se passa o dia a cagar ovos!!!
- Pois é, deve ser para ver se as enganam. Ai ai, isto há com cada uma!

Sem comentários: